domingo, 22 de abril de 2012

Creedence Clearwater Revival - Big hits.



Creedence Clearwater Revival foi uma banda de country rock californiana formada por John Fogerty (guitarra e vocais principais), Tom Fogerty (guitarra), Stu Cook (baixo) e Doug Clifford (bateria), que, sob outras denominações, tocavam juntos desde 1959.
Adotaram o nome Creedence Clearwater Revival em 1967, com o qual lançaram as primeiras gravações em 1968. O nome surgiu pela junção do nome de um amigo de Tom Fogerty, "Credence Nubal", com "Clearwater", uma cerveja da época e Revival, simbolizando a união entre os membros, que já tocavam juntos desde 1959. Ao nome de Credence, adicionaram um e para lembrar creed (crença, credo).[1] Em 1968 obtiveram o primeiro disco de ouro, com o álbum de estreia, Creedence Clearwater Revival.
Ao longo da carreira, entre singles e álbuns, conquistaram nove discos de ouro e sete discos de platina. Separaram-se em julho de 1972. John Fogerty foi quem teve mais êxito na carreira solo. Seu irmão Tom faleceu em 6 de setembro de 1990. Em 1993 o Creedence Clearwater Revival foi introduzido ao Rock and Roll Hall of Fame.
Recentemente, Stu Cook e Doug Clifford formaram o Creedence Clearwater Revisited, e passaram a excursionar pelo mundo, tocando antigos sucessos da formação original.


"Fortunate Son" é uma canção de Creedence Clearwater Revival no seu álbum de Willy e os meninos pobres em 1969. Foi lançada como single, junto com " Down on the Corner ", em setembro de 1969. O título aparece apenas uma vez na gravação, assim como as degradações de som no final. Esta canção chegou ao # 14 nos Estados Unidos paradas em 22 de novembro de 1969, uma semana antes Billboard mudou sua metodologia em frente e verso hits. A pista eo lado oposto, "Down On The Corner", combinaram-se para subir a # 9 na semana seguinte, no caminho para um pico de # 3 mais três semanas mais tarde, em 20 de dezembro de 1969. Ganhou o prêmio RIAA Disco em dezembro de 1970. Pitchfork Media colocou no número 17 na sua lista de "As 200 Melhores Músicas de 1960".

CURTA A MÚSICA:

Nenhum comentário:

Postar um comentário